reflexões de uma gestante

Apesar de começar tarde (30 semanas das 40 previstas de gestação) queria registrar aqui algumas impressões sobre essa experiência quase extra terrestre que é gerar um filho (no meu caso uma filha). Quem sabe depois dela nascer mudo o nome para "reflexões de uma mãe de 1ª viagem" e continuamos trocando idéias....

18 julho 2006

Semelhança entre o ciso e a amamentação


Vocês devem achar que definitivamente minha gangorra hormonal está me enlouquecendo. O que poderiam dentes cisos e amamentação ter em comum?? È simples.

Quando você chega e anuncia: - vou arrancar meu ciso amanhã! O que acontece? Tem logo um terrorista de plantão pra te contar uma história bisonha de como foi pra arrancar o dele: é porque tava incluso, o dente partiu em 3, levou mais de 6 horas, espirrou sangue, o dentista ficou de cabeça pra baixo.... É uma pior do que a outra.

Amamentação é igualzinho. Basta você falar sobre preparação dos seios para amamentar e vem a turma do Osama:
- Ih, fulana ficou com o bico pendurado....
- Eu conheço uma que perdeu o bico mesmo!
- Ah! Eu amamentava chorando de tanta dor...
- Eu não consegui porque meu peito sangrava...

E por aí vai....

Volto a repetir: o que esse povo tem na cabeça de contar esses troços pra uma grávida?

Se você pretende amamentar seu filhote, é bom que você saiba que este também é um assunto onde não há consenso. Alguns médicos defendem a linha da “esponja vegetal- toalha-e–massagem”, outros nada disso; alguns acham que deve começar a preparação no minuto que você souber que está grávida, outros que não adianta nada e que a preparação deve começar lá para o sexto mês....

De todas as vertentes possíveis, resolvi adotar a linha das Amigas do Peito, afinal acho que elas são autoridade no assunto há muito tempo: nada de esponja, nada de massê. Pegar sol o máximo possível (dá para trocar por 15 minutos de banho de luz todo dia se não quiser andar igual Jane por aí) e pronto.

E adivinhem: sabem quem pega sol direto e amamenta sem reclamar? Nossas amigas silvícolas! Isso mesmo as índias! Alguém já viu índia sem bico por aí? :o)

O que descobri que há em comum é o seguinte:

- Os primeiros dias são os mais difíceis mesmo. Exige calma e paciência dos dois. Vencida essa barreira inicial a coisa flui.

- Amamentar não é colocar o bichinho no peito e pronto. Tem posição correta e pega (a posição da boquinha do bebê no seio) correta também. Mas não é nada complexo. Você pode ler sobre isso no site das amigas.

- Antes de dar de mamar se o seio estiver muito cheio é legal esvaziar um pouquinho pra facilitar a pega do neném e você não sofrer depois.

Pra terminar esse assunto queria dizer duas coisas:

1- pra ninguém me chamar de parcial, se você é daquelas que acha que amamentar é para selvagens, ouvi dizer que colocar folha de repolho no peito seca o leite rapidinho(embora eu pessoalmente te ache uma insana se você fizer isso).

2- Se você é daquelas que tem leite pra dar e vender, e não quer dar a sobra de mamadeira para o seu pequeno pra ele não desacostumar do peito, não jogue a sobra fora. Doe seu excesso para o Banco de leite do Istituto Fernandes Figueira ( 0800268877). Seu leite pode salvar a vida de outros bebês como o seu.