reflexões de uma gestante

Apesar de começar tarde (30 semanas das 40 previstas de gestação) queria registrar aqui algumas impressões sobre essa experiência quase extra terrestre que é gerar um filho (no meu caso uma filha). Quem sabe depois dela nascer mudo o nome para "reflexões de uma mãe de 1ª viagem" e continuamos trocando idéias....

10 julho 2006

Sobre carrinhos



Conforme prometido, vamos falar de carrinhos. Estou animadíssima com esse assunto porque o possante da minha filha (esse aí do lado) chegou essa semana e acho que de fato fizemos uma boa escolha. É claro que só terei 100% de certeza depois que eu estrear as manobras radicais com a criança dentro, mas nos primeiros test-drives a performance foi cinco estrelas.

Preciso fazer aqui uma menção honrossíssima para a Dinda que também se empenhou ao máximo na pesquisa desde o primeiro mês porque inclusive foi ela quem nos presenteou com o super possante. Eu tinha herdado um carrinho do meu irmão (ele tem 4 anos), mas a Dinda quis dar um novo e quem sou eu pra dizer que não!! Por isso, esse foi um dos assuntos que mais pesquisados. Conversei com nada menos que 18 mães sobre o tema.

Existem no mercado os mais variados modelos de carrinhos que vão de 200 a 2000 mil reais (as vezes até mais) o que torna mais difícil a escolha. Como é um utensílio bastante útil e se bem comprado pode durar mais até do que o berço, investi um bom tempo nesse item e a coisa mais importante que descobri foi que não há consenso sobre esse assunto.

Umas acham indispensável que o carrinho venha com o bebê comforto acoplável, outras já acham uma bobagem, umas preferem fechamento guarda-chuva, outras fechamento comum e por aí vai. Em fim, vou fazer uma listinha de dicas abaixo com o que apurei de mais relevante, mas a dica mais importante de todas é: se quiser fazer uma boa escolha, priorize suas necessidades, não ouça dica e nem conselho de ninguém (inclusive as minhas) e siga sua intuição!

1. O fechamento tipo “guarda-chuva” é mesmo o mais prático, mas para dois tipos de mãe: as que andam de carro para cima e pra baixo e as que tem pouco espaço em casa. Se você é uma dessas, pode colocar esse item como indispensável na sua lista, mas atenção em dois detalhes “contra”: em geral eles tem o cesto “porta-treco” muito pequenos então lembre-se de ter uma bolsa porta-treco bem espaçosa. O outro são as rodas, que em geral são muito estreitas o que faz com que o carrinho trepide mais.

2. E falando das rodas, sobre elas a dica é a seguinte: procure carrinhos com rodas mais largas que dão maior estabilidade ao carrinho e conseqüentemente trepidam menos, o que evita que seu pequeno se sinta passeando dentro de um liquidificador. È importante também que as rodas dianteiras girem em todas as direções, para facilitar manobras em lugares estreitos.

3. O bebê conforto é de fato opcional já que os bebês crescem rapidamente e eles são usados por pouco tempo. A vantagem é que o neném pequenininho fica melhor aconchegado nele do que no carrinho. Como optei por dar uma mimada básica na minha pequena, permitindo que ela passe suas primeiras noites pertinho de mamã (ok, pensei também na minha comodidade pra amamentar a noite, confesso), optei por um modelo que já vem com bebê conforto que também serve de cadeirinha para o carro.

4. Preste atenção no tamanho. O ideal é que ele seja o mais compacto possível sem prejudicar o conforto da criança, já que as vezes você poderá passar por lugares estreitos e de difícil acesso.

5. Os modelos triciclo são lindos e modernérrimos, mas não conheço uma única mãe que tenha comprado que não tenha se arrependido depois. Fuja deles. Não são nada práticos e por mais que você seja fashion certamente optará por um pouco de praticidade em sua vida nesse momento.

6. Se você não sabe mais como pagar tudo que tem que comprar pra chegada do seu pimpolho e já está pensando em parcelar até as compras da padaria, um bom lugar pra comprar o carrinho é na internet. Em geral você consegue parcelar em mais vezes do que nas lojas e tem promoções e descontos bem interessantes. O ruim da internet é ver a mercadoria só em fotos, mas você pode escolher o modelo na loja e depois comprar na internet. O meu por exemplo foi comprado no Submarino, com desconto e frete grátis. Podia parcelar em até 12 vezes sem juros.

1 Comments:

At 4:15 PM, Blogger Bailandesa said...

Só vai dar eu e a Laís. Ela como possante e eu com a minha bike..
bjs

 

Postar um comentário

<< Home