reflexões de uma gestante

Apesar de começar tarde (30 semanas das 40 previstas de gestação) queria registrar aqui algumas impressões sobre essa experiência quase extra terrestre que é gerar um filho (no meu caso uma filha). Quem sabe depois dela nascer mudo o nome para "reflexões de uma mãe de 1ª viagem" e continuamos trocando idéias....

01 julho 2006

Conforme prometido

Vou falar só de coisa boa. Pra mim as melhores coisas até agora são 3: o carinho e a atenção com que as pessoas te tratam (principalmente o marido, e o meu é uma benção,amém), os exames de ultra-som e o bebê mexendo.
Focarei o terceiro ponto, depois eu falo das ultras.

Eu achava que era assim: você não sente nada de diferente fora a barriga crescendo e um belo dia "pumba!" um chutão. Mas a coisa toda vai acontecendo aos poucos.

Os primeiros movimentos que senti de fato, eram tão sutis que ficava na dúvida se era ela mexendo ou se era minha vontade de senti-la mexendo. Ou gases, na pior das hipóteses. A impressão que dava era que algum órgão estava se deslocando lentamente lá dentro, como se fosse possível eles "resolverem" mudar de lugar. Uma semana depois dessa sensação começar, comecei a sentir uma coisa engraçada como se tivesse um peixinho nadando na minha barriga.

Em bem pouco tempo, dentro de duas semanas mais ou menos, os movimentos começam a ficar mais fortes, mas ainda assim só eu sentia porque ainda não eram fortes o suficiente para o pai ansioso sentir.

Aí um dia a noite depois do banho, deitei para passar creme na barriga como todo dia e de repente veio o tal "pumba!". A barriga mexeu! Deu pra ver mexendo! Fiquei lá nem sei quanto tempo olhando pra minha barriga fazendo ondas, maravilhada.

Eu sei que o filme Alien é uma coisa horrível mas eu adoro ficção científica e vi a série toda. Foi impossível não lembrar daquelas cenas em que os bichos saem da barriga das pessoas, e fiquei rindo sozinha.

No dia seguinte tentei mostrar pro pai. E ela só de sacanagem só mexeu na hora que ele saiu de perto para ir ao banheiro e depois para pegar água pra mim na cozinha. Mas dois dias depois com muita paciência ele começou a sentir também.

É claro que pra variar tem sempre a turma do contra. Uma vez eu fui comentar que estava doida pra sentir ela começar a mexer, aí ouvi assim:

- ahãm. Até ela chutar sua bexiga e vc se mijar toda na rua igual aconteceu com a minha cunhada!

E outra: - o meu filho chutava minha costela com tanta força que até hoje tenho eu uma costela deslocada!

E eu: - valeu galera, fui!
E ralei dali o mais rápido que pude. Fala sério! Isso lá é coisa que se fale pra grávida?

Agora ela não muda mais de lugar mas mexe com muito mais força que no início. Ainda assim não incomoda em nada, as vezes dá uma aflição mas é divertido paca. E eu continuo achando um sarro cada vez que ela mexe, como se fosse a primeira vez.