reflexões de uma gestante

Apesar de começar tarde (30 semanas das 40 previstas de gestação) queria registrar aqui algumas impressões sobre essa experiência quase extra terrestre que é gerar um filho (no meu caso uma filha). Quem sabe depois dela nascer mudo o nome para "reflexões de uma mãe de 1ª viagem" e continuamos trocando idéias....

30 junho 2006

vamos voltar lá no início...

Escolhi começar por um assunto praticamente tabu: "o mau-humor gravídico".

Logo que soube que estava grávida, lá em janeiro desse ano, uma das primeiras coisas que pensei foi: obâ! um tempão sem TPM! Ledo engano. A montanha russa de hôrmonios muito antes da gravidez se tornar absolutamente incontestável, começa a agir em você desde os primeiros dias. Passamos a ter a paciência curta e uma irritação que chegam muitas vezes as raias do faniquito.

Ok, vc está feliz. Não, feliz é pouco. Você está radiante. Você está vivendo a realização de um grande sonho se sentindo poderosa e mais especial que todo mundo no mundo porque vc fez um filho e agora ele cresce aí quietinho (por enquanto) na sua barriga!

Vc não dorme mais de bruços porque apesar de não ter barriga o peito dói, a prisão de ventre se torna um encosto na sua vida, vc levanta de noite de hora em hora pra fazer xixi, mas vc esta feliz.

É por isso que ninguém aceita grávida mau humorada. É sua obrigação estar feliz, não fez porque quis? Ah! e não tem a desculpa da TPM não, já que você não mestrua mais! Se você começa a demostrar que não tá achando graça em alguma coisa as pessoas já começam a especular que você está rejeitando seu filho, que não tá lidando bem com o fato de estar grávida agora que de fato está, e ciosas desse tipo.

Vai explicar? Gente, esse troço é hormonal, é pior que TPM porque é constante, ao menos no primeiro trimestre. Depois melhora ,assim como os outros sintomas, e só 3º trimenstre é que começa essa esquizofrenia de novo. Mas não dá pra controlar não! E gestação é um troço que mexe com todo mundo! Todo mundo quer dar um palpite, fazer um comentário, enfiar a mão na sua barriga (mesmo quando você ainda não tem uma). A gente ouve muita coisa legal, mas justo quando você já tá com aquele humor de cão surgem os "guardiões da gravidez alheia":
- o que tá tomando café? Não pode! Faz mal!
- já sabe que só pode malhar depois do 3º mês né?
- não pode refrigerante! Light então nem pensar!
- já cortou o adoçante?
- ih! e sua gata? Você vai ter que dar né?...

Sei que é com a maior das boas intenções, mas se metade dessa turma soubesse o quanto tá sendo mala, poupava a gente desses comentários!

Bom, não quero parecer uma grávida amarga, longe de mim! Mas é que desde o inicio que queria falar disso. Agora que já desabafei prometo que meu próximo post será muito mais animado!