reflexões de uma gestante

Apesar de começar tarde (30 semanas das 40 previstas de gestação) queria registrar aqui algumas impressões sobre essa experiência quase extra terrestre que é gerar um filho (no meu caso uma filha). Quem sabe depois dela nascer mudo o nome para "reflexões de uma mãe de 1ª viagem" e continuamos trocando idéias....

05 julho 2006

Regras para colocar a mão na barriga de uma gestante

Alguns já devem estar pensando:"lá vem essa azeda dizer que não pode colocar a mão na barriga..." Pode sim. Mas há que se ter critério.

Li sobre o assunto em revistas, conversei com outras grávidas e a maioria não se incomoda com o toque, ficamos orgulhosas das nossas barrigonas, mas no fim todo mundo acaba confessando que uma vez ou outra ficou desconfortável com a intimidade forçada.

Correndo o enorme risco de parecer arrogante, vou ousar traçar um pequeno "manual para se tocar um ventre grávido sem ser inconveniente".

ITEM 1 - PERÍODO
Todos sabemos que barrigas de grávidas parecem conter imãs tanto para o olhar quanto para mãos alheias. Esse fenômeno por vezes ocorre mesmo no princípio da gravidez quando ainda não há vestígio de barriga visível. Basta a gente anunciar e pronto: já tem uma querendo conferir seu bebê que nem o ultrasom ainda é capaz de detectar! Essa é, acredite,a pior hora pra você resolver encostar na gente.

Toda mulher (eu disse TODA, não conheço excessão possível mesmo as anoréxicas) acha que tem alguma coisa sobrando nessa região do corpo. Se ainda não tem um bebê preenchendo aquele espaço, logo só pode ter gordura. E toda mulher tem verdadeiro HORROR de alguém lhe apalpando as gordurinhas (maridos, namorados amantes e etc são a excessão aqui, desde que não resolvam apertar, se não o bicho pega).

Então vamos combinar: Enquando não houver barriga visível mantenha sua mão à distância!

ITEM 2 - INTIMIDADE

Agora já tem barriga.
- Então, agora pode? Pode, desde que você seja amiga(o) da grávida ou um parente próximo.
- E se for só uma conhecida? Simples: contenha-se. Antes de colocar a mão pergunte se pode. Perguntando antes é raro alguma dizer não.

2.1- Beijos na barriga: só são 100% liberados para o pai da criança e dependendo do grau de intimidade que a gestante tenha com a família para alguns parentes (a única excessão aqui são amigas muito íntimas e amigos muito gays).
- Ah, mas amo barrigão! E se eu não conseguir me aguentar? Tudo bem, utilize a mesma regra acima: pergunte antes se pode. Só que nesse caso algumas podem negar. Esteja preparado para ficar com cara de bunda, se ela tiver coragem de dizer que prefere que você não o faça.

ITEM 3 - BOM SENSO
A regra básica é essa. A gestação é um período muito especial sabemos disso, fora isso ninguém sai por aí apalpando a barriga de ninguém e achando isso normal. Mas na gestação é, e a gente acha bom. Bem, eu pelo menos acho. Gosto de "dividir" com as pessoas queridas essa sensação de um serzinho vivo mexendo dentro de mim. Como já disse antes, me sinto meio ET.

Basta ter bom senso e vc nunca correrá o risco de deixar uma grávida embaraçada com suas mãozinhas. Se você é intimo, sabe muito bem se sua amiga gosta ou não dessa proximidade, e vai saber até onde pode ir. Se não é, mas não resiste, não tem problema: basta perguntar antes que a gente divide com você também. Só não saia colocando a mão sem aviso prévio porque barriga de grávida não é domínio público, ok?

1 Comments:

At 7:42 PM, Blogger Bailandesa said...

karenzinha.. quem já não ouviu dizer que barriga de grávida é igual à maçaneta ou corrimão? POis é, adorei o seu manual; criativo e educativo :)

Beijo
Cla

 

Postar um comentário

<< Home