reflexões de uma gestante

Apesar de começar tarde (30 semanas das 40 previstas de gestação) queria registrar aqui algumas impressões sobre essa experiência quase extra terrestre que é gerar um filho (no meu caso uma filha). Quem sabe depois dela nascer mudo o nome para "reflexões de uma mãe de 1ª viagem" e continuamos trocando idéias....

25 julho 2006

O drama do guarda-roupa

Eu tô há um tempão pra falar nesse assunto. Esse é um outro contra-ponto da gestação: por mais feliz que você esteja com chegada do seu herdeiro, e até com seu barrigão, a falta de opções no armário D E P R I M E !

Há duas semanas mais ou menos fui ler o blog da minha amiga Mari, companheira de gestação e fiquei comovida. Chorei e tudo. Vocês sabem, grávidas choram à toa.

O drama era: ela tinha um casamento pra ir e obviamente seu pretinho ABC (aniversário-batizado-casamento) já não lhe servia mais. Fez um apelo para que amigas lhe ajudassem emprestando alguma coisa, qualquer coisa! Sei exatamente o que ela passou nessa hora. Tem dia que você acorda olha o tempo e pensa: "hoje eu vou vestir essa aq...." e para no meio porque você já vestiu, e já viu que ela também parou no meio.... Não dá mais.

Aí a gente fica assim mesmo: perde completamente a vergonha de pedir. E apela mesmo. Pedimos pelamordedeus para que as amigas sejam solidárias.

Dia após dia, a gente se despede de uma peça do guarda-roupa, que vai para alguma parte obscura do armário que no meu caso eu chamo de “a mala dos que não me cabem”.

Jeans eu não sei o que é faz tempo. Comprei duas calças pretas, de malha, no início da gestação e uso uma num dia, outra no outro. Tentei não comprar roupa específica para gestante para poder adaptar depois, continuar usando de alguma forma, mas já tenho planos delirantes para quando entrar em um jeans de novo. Juro que vou pegar essas duas calças que eu já odeio, vou encharcar de álcool e tacar fogo nelas no meio da minha varanda, acompanhada de gargalhadas de bruxa do Castelo Rá-tim-bum e gritos ensandecidos de “ardam no inferno desgraçadas! Morram! Hahahahahá!”

Li em algum lugar que depois da gestação a gente entoja das roupas que usava na gravidez. Mas achei que era só depois!

Então lá vai meu recado: amigas tenham dó. Vocês não precisam estar gordas não. Pode ser que você seja apenas mais alta. Pode ser que você tenha apenas as costas mais largas. Olha com carinho pro seu armário e vê lá se não tem algo que você acha que poderia caber, pelo menos por um tempinho! Já ajuda! Já vale! Pega lá vai, empresta pra gente. Depois a gente devolve lavadinho tá?

Gestantes, uma dica: no armário do parceiro tem SEMPRE alguma coisa que dá pra aproveitar. Aventurem-se!

Fiquei feliz de ser maior do que a Mari. Mesmo antes da gestação. Ela foi no casamento com meu pretinho básico, que ficou ótimo nela! Dá uma olhada lá, ela colocou até foto!

Agora, chegando na reta final, começo a ter sonhos menos delirantes do que atear fogo às vestes. Há tanto tempo não vejo minhas roupas, que quando começar a emagrecer e desinchar e puder resgatar minhas roupitchas do limbo, vai ser como se tivesse um armário todo novo! E qual mulher não gosta de umas roupinhas novas sem nem gastar a mais pra isso?

PS: Não gosto muito de citar nomes aqui, mas não posso deixar de agradecer a Dani, Issa, Joy, Cá, Mille e minha mãe pelas maravilhosas contribuições ao meu parco repertório de peças. Obrigada amigas!!!